A origem dos primeiros Moto Clubes | MITOS X VERDADES

A ORIGEM DOS PRIMEIROS MOTO CLUBES – ASSIM NASCE UMA FAMÍLIA SOBRE RODAS

A origem dos primeiros moto clubes é um assunto rodeado de controvérsias. Encontram-se muitas informações, mas cada qual dita à sua maneira.

Em primeiro lugar quero deixar claro que, neste artigo, também pretendo apresentar opinião própria sobre os pontos abordados. No entanto, todas as informações são verificadas e constituem argumento sólido, com base em fontes oficiais e/ou de grande credibilidade.

Acompanhando a linha do tempo, em 1894 as primeiras motocicletas começaram a ser produzidas em escala comercial. Já existia na cidade de Nova York, um clube de ciclistas, fundado em 19 de novembro de 1879 por Elliot Mason, de nome Yonkers Bicycle Club.

Coincidência ou evolução natural?

O fato é que, em meados de 1900, com a chegada das primeiras motocicletas, vários integrantes do clube de ciclistas deram início ao Yonkers Motorcycle Club.

Em março de 1903, mantendo a mesma tradição do bicycle club, George A. Ellis foi eleito o primeiro presidente do Yonkers MC. Mais tarde, em 1º de janeiro de 1917, agora comissário da FAM, (guardem bem esta sigla), George Ellis promoveu a primeira Corrida da meia noite.

– Com números colocados em um chapéu e distribuídos. O Yonkers MC foi um dos primeiros a se afiliar a AMA em 1924, recebendo a carta de nº 6 pelo sorteio.

– Em 1952 o Yonkers MC foi incorporado ao estado de Nova York.

– Em 11 de junho de 2019, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos reconheceu e registrou o Yonkers Motorcycle Club como o mais antigo clube de motocicleta do mundo.

Pois bem. Para dar maior credibilidade ao texto aqui escrito sobre a origem dos primeiros moto clubes, também usaremos como base o que consta no site da AMA – American Motorcycle Associates. Mas, para que nenhum ponto seja deixado de lado, outras fontes também serão consultadas.

A origem dos primeiros moto clubes | INSTITUIÇÕES

A AMA representa mundialmente os motoclubes. Porém, ela não foi a primeira a ser constituída, nem a única.

Em 21 de dezembro de 1904, em Paris, era fundada Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes (FICM).

O Motocycle-Club de France organizou uma prova denominada International Cup em Dourdan, sudoeste de Paris, em 25 de setembro de 1904, com a participação da Áustria, Dinamarca, França, Alemanha e Grã-Bretanha. A corrida foi vencida pela França, mas surgiram disputas sobre as condições da corrida. Como resultado, as autoridades desportivas dos cinco países representados uniram-se e propuseram a ideia de criar a Federação”

Federation of American Motorcyclists (FAM)

A criação da AMA remonta a duas outras instituições anteriormente criadas: Federation of American Motorcyclists (FAM) e a Motorcycle and Allied Trades Association (M&ATA).

Fonte: Detroit Public Library

A constituição da FAM nos transporta ao New York Motorcycle Clubs, no início de 1903. Seus membros sentiram a necessidade de terem uma organização que os representasse em todo o território norte-americano, montaram um grupo para avaliar o interesse do público-alvo nessa associação. Um fator que pode ser considerado a mola propulsora dessa organização foi uma lei nova-iorquina que exigia registros das motos, por considerar esta, um veículo motorizado. Um dos membros da FAM era o ilustre George M. Hendee, da Indian Motorcycle Company.

A FAM perdurou por 16 anos (fechou em 1919), mas, a 1ª. Guerra Mundial (1914-1918) acabou por drenar os possíveis membros dessa instituição, pois estes foram servir os seus respectivos exércitos nas batalhas.

Contudo, o fim da guerra fez emergir nos jovens, que retornavam dos campos de batalha, a necessidade de extravasar a adrenalina que sentiam. Muitos não conseguiam se adaptar à vida civil do pós-guerra, e encontram na motocicleta, a possibilidade de externar todo esse sentimento e necessidade de liberdade. Esses jovens foram se reunindo em grupos, com a intensão de formar uma comunidade e retomasse o estilo de vida normal para eles (vivendo no limite).

Impulsionados pela FAM, houve um aumento na aquisição de motocicletas, o que levou à criação da Associação de Fabricantes de Motos em 1908, para representar os fabricantes de motocicletas e acessórios.

Motorcycle and Allied Trades Association (M&ATA)

Em 1916, uma associação similar à FAM foi criada: a Motorcycle and Allied Trades Association – M&ATA. Em 1919, com o fechamento da FAM, a M & ATA passou a registrar (e apoiar) pilotos e clubes, gerindo o “espólio” da FAM. Em 1924, a M&ATA tinha cerca de 10.000 membros registrados.

As competições realizadas com entrega de premiação e o engajamento dos motociclistas a esta instituição só aumentava.

W.H. Parsons, presidente do Comitê de Competição da M&ATA e editor da revista Motorcycle and Bicycle Illustrated, escreveu que o plano de registro não tinha a intenção de formar uma associação de ciclistas, muito embora ele esperasse que esta se convertesse em uma organização de pilotos que seria afiliada à M&ATA.

Ele também proclamou que quando se formasse uma numerosa lista com motociclistas cadastrados, seria possível aperfeiçoar essa associação independente e os motociclistas cadastrados seriam como sócios titulares.

American Motorcycle Association (AMA)

Após cinco anos de crescimento, os diretores da M&ATA propuseram criar a American Motorcycle Association, em 15 de maio de 1924, como uma divisão da M&ATA.

A “AMA” seria responsável por controlar os registros e as atividades esportivas dos motociclistas, bem como atender aos membros da indústria de motocicletas. Entrou em atuação oficialmente em 1 de agosto de 1924.

Uma informação interessante sobre a fundação da AMA é que os pilotos registrados da M&ATA foram transferidos como membros fundadores da American Motorcycle Association.

Em 1969, houve a fusão com o Conselho de Segurança de Motocicletas da Costa Oeste, para formar o Conselho da Indústria de Motocicletas, que continua ativo até os dias de hoje.

Não tardou para que os primeiros motociclistas intuíssem as vantagens das viagens em grupo, em especial as mais longas.

HD WLA42

Desde a sua fundação em 1924, a AMA evoluiu: transformou-se de um clube, para a uma organização dedicada a servir todos os motociclistas. Em um momento muito sagaz, entendeu que a guerra expôs muitos às motocicletas, e que os que voltavam dos campos de batalha possuíam experiências inenarráveis com a moto da guerra, a Harley Davidson WA45.

Para que esse cenário fosse mantido, e que novos motociclistas se tornassem associados da instituição, a AMA começou a organizar competições, viagens e passeios, agregando todos esses veteranos e mantendo viva a sensação de aventura destes ex-combatentes.

Paulatinamente, motociclistas de todos os territórios dos Estados Unidos passaram a se reunir, para fazerem viagens juntos.

Não demorou muito para que vários motoclubes fossem criados.

Aos fins de semana, as rivalidades (no bom sentido da palavra) eram resolvidas com a disputa de corridas amadoras em subidas de montanhas. Um dos mais famosos motoclubes que se tem conhecimento dessa época era o 13 Rebels MC.

No Brasil, a notícia é de que tudo começou em 1927 com o MotoClub do Brasil, sediado na Rua Ceará, no estado do Rio de Janeiro.

Em terras tupiniquins, o maior motoclube da atualidade é a Irmandade Bodes do Asfalto, segundo o site RankBrasil, matéria publicada em setembro de 2010.

A origem dos primeiros moto clubes | CONTROVÉRSIAS

Fontes sugerem que o primeiro motoclube americano surgiu após a “Grande Depressão”, em 1929, e que se mantém ativo até hoje: o McCook Outlaws M.C. (1935). Esse grupo era radicado em McCook County, em Illinois, tornando-se, mais tarde, o Chicago Outlaws MC, que hoje é conhecido como Outlaws Motorcycle Club ou Outlaws MC. Uma curiosidade: traduzindo, outlaw significa fora da lei.

Em email’s, mensagens em aplicativos e até mesmo alguns sites, trazem a “informação”:

O motoclube mais antigo, segundo a AMA não é formado por homens, mas por mulheres. O motoclube feminino era chamado de Motormaids MC. As Motormaids MC. mantiveram uma identidade única e uma estrutura hierárquica interna igual desde sua origem. E, diferente do que muitos pensam, as Motormaids MC são o motoclube (com certificado e com carta patente recebida em 1940) mais antigo que se tem conhecimento (com mais de 80 anos).”

Entretanto, além dos fatos que vêm sendo apresentados. No site oficial da AMA, ou do próprio Motor Maids, esta informação não pode ser confirmada.

Em seu site oficial, a AMA mantém as informações sobre a carta constitutiva do MC, bem como o registro do prêmio AMA Dud Perkins entregue a Margaret Wilsom em 2014. Não sendo possível encontrar, informação que valide outras afirmações.

O próprio MOTOR MAIDS INC, em seu site oficial, se auto-classifica: “…as Motor Maids são uma das mais antigas Organizações Femininas de Motociclismo em operação contínua na América do Norte “ .

Mas, o motoclube mais antigo não era os Outlaws MC, criados em 1936?

“Eles até reivindicaram a patente de motoclube mais antigo, mas como realizaram duas modificações em seu nome no decorrer de sua existência, não conseguiram provar que era o mesmo grupo deste o início e, por isso, não obteve a carta patente de mais antigo do mundo.”

Se você leu até aqui, já pode tirar suas próprias conclusões.

FATOS

Segundo consta no site do Yonkers Motorcylce Club, em 11 de junho de 2019, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos reconheceu e registrou o Yonkers Motorcicle Club com o mais antigo clube de motocicleta do mundo.

A origem dos primeiros moto clubes | CONFLITOS

A AMA, enquanto instituição, representa os clubes afiliados a ela. No entanto, não se pode negar que sua própria constituição se deve a integrantes de motoclubes já existentes, anteriores a ela.

As “diferenças” existentes entre a instituição e os clubes não afiliados se intensificou ao longo do tempo e alguns eventos se tornaram verdadeiros marcos na história do motociclismo e dos motoclubes.

No início dos anos de 1960, os assim chamados “Outlaws Motorcycle Clubs” (esses motoclubes são avessos à AMA) se espalharam pelos Estados Unidos. Há relatos de que vários membros dissidentes do “Pissed Off Bastards of Bloomington”(P.O.B.O.B.), incluindo Otto Friedli (Fundador do MC) foram os responsáveis pela formação da primeira versão dos “Hells Angels Motorcycle Club” – HAMC, em março 1948.

Em 1960, a AMA aboliu que a palavra Outlaws fosse grafada em roupas de corrida. Assim, os componentes desses clubes precisaram se adaptar e passaram a usar a sigla “OMC” em seus uniformes, até 1963. Neste ano, o Outlaws MC se tornou o primeiro clube considerado pertencente ao denominado “1%” a leste do Mississipi.

Acompanhem o site e fique por dentro das próximas publicações:

A HISTÓRIA DO 1% NO MOTOCICLISMO