Motocicleta, mais de um século de paixão e emoção.

Escrever sobre a evolução da motocicleta como acontecimento histórico, nem sempre é uma tarefa simples. Parece que a sua redação não passa de uma cópia, de que o conteúdo é algo repetido. Isso pode até fazer sentido, mas a diferença depende do enfoque que você dá ao seu escrito.

O objetivo aqui é desvendar e desfazer o preconceito que ainda existe em relação aos motociclistas. Discorrendo sobre o real sentido dessa máquina, a motocicleta, dos grupos sérios que se reúnem para o lazer e a importância desse veículo na atualidade. Pilotar é um estilo, pilotar em grupo é uma filosofia.

DUAS RODAS, UM MOTOR E UM AMANTE DE AVENTURAS: O PILOTO!

Antes de falarmos sobre os coletivos de motocicletas e pilotos, é fundamental falar sobre a invenção da motocicleta.

Motocicleta com motor a combustão interna -1885

A ideia de motocicleta com motor a combustão interna foi concebida em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler (que mais tarde, juntou-se ao também alemão Karl Benz para fundar a Mercedes). A estrutura dessa motocicleta era quase toda em madeira e, para ajudar no equilíbrio de quem nela “montasse”, possuía rodinhas nas laterais da roda traseira, tal qual como nas bicicletas infantis. O motor a gasolina instalado na bicicleta era composto por um cilindro, leve e rápido.

Ao mesmo tempo em que o alemão desenvolvia o seu protótipo da motocicleta “moderna”, o francês Louis Perreaux adaptou uma bicicleta motorizada com um motor a vapor, tipo de engenho muito utilizado em navios e locomotivas na Europa e Estados Unidos.

Motocicleta com motor de propulsão a vapor – 1869

Entretanto, como todas as histórias, alguns historiadores que estudam esse tema atribuem a invenção (ou a primeira ideia) da motocicleta ao norte-americano Sylvester Roper, que adaptou uma bicicleta com um motor a vapor. Mas, seu projeto não teve prosseguimento, e a ideia acabou por ser abandonada. Contudo, mesmo com a criação do motor movido a gasolina, os motores a vapor continuaram até 1920, quando deixaram de ser, de fato, utilizados.

Motocicleta | Produção em escala industrial

Até 1893, a motocicleta existiu somente como o protótipo dos alemães Daimler e Benz, quando a ideia foi patenteada pela fábrica de motores alemã Hildebrand & Wolfmüller, em Munique.

A produção de motocicletas em escala comercial começou em 1894 na Alemanha, e em 1896 na França e na Inglaterra. No início dos anos de 1900, já existiam cerca de 40 fábricas dedicadas ao assunto motocicletas na Europa.

Em 1901, o ex-campeão de corrida de bicicleta George Hendee, fundador da fábrica de bicicletas Hendee Manufacturing Company (e detentora da marca de motocicletas Indian), juntamente com Oscar Hedstrom, construíram bicicletas com motores movidos à gasolina. Em fevereiro desse mesmo ano, uma loja em Middletown, Connecticut, começou a comercializar a bicicleta motorizada. A primeira Indian Motorcycle foi vendida comercialmente em 1902.

Em 1910, já existiam quase 400 fábricas de motocicletas, sendo 210 só na Inglaterra. Nos Estados Unidos, à época, eram quase 20 fábricas dedicadas à fabricação de motocicletas.

Depois da 2ª. Guerra Mundial (1945), os japoneses se lançaram no mercado de motocicletas, com máquinas fabricadas com alta tecnologia, potentes e leves. Isso causou o fechamento/falência de fábricas dedicadas à fabricação de motocicletas ao redor do mundo. Na época, só restou a Harley-Davidson (tradicional) nos EUA.

Como dito anteriormente, a produção de motocicletas em escala comercial, em 1894, incentivou a reunião de jovens que estavam dispostos a desbravar as fronteiras sobre 2 rodas.

Com o crescimento da comercialização de motocicletas, os “pilotos” sentiram ser necessária uma instituição que os representassem e defendessem seus direitos. Assim, nascem os motoclubes.

Acompanhem o site, saibam mais sobre o surgimento dos primeiros moto clubes no mundo. Mitos e verdades.

Aguardem os proximos posts…

A história sobre a origem dos primeiros moto clubes