Opinião do proprietário

Honda Shadow 750
Honda Shadow 750

No dia 20 de agosto de 2019, pilotando uma Honda Shadow 750 em alguma rodovia de BH, não era possível perceber por debaixo do capacete, mas, eu estava com um sorriso largo de orelha a orelha. Voltava para casa me sentindo muito feliz, realizando meu sonho de comprar uma motocicleta custom. Portanto neste dia, iniciava a minha história a bordo da “Roxanne”.

Um pouco tenso com a ciclística diferenciada e apreensivo pela potência na arrancada. Depois de muita pesquisa, muita dúvida sobre qual a marca e/ou modelo que melhor atenderia a minha expectativa e contrariando também os fatores tecnologia e desempenho para priorizar o gosto pessoal, para resumir, não me arrependo nem um pouco.

Nossa história se inicia a partir dos 48347 Km’s rodados, para uma motocicleta ano/modelo 2006, praticamente toda original, instalados apenas, os protetores de motor e cárter (indispensáveis a toda moto custom).

Primeiras impressões

Uma motocicleta extremamente confiável, como a maioria das motos no estilo cruiser. Ela possui uma suspensão de curso bem curto, muito próxima ao solo, isso ocasiona algumas coisas bem típicas, como bater o fim de curso da suspensão e o perigo de raspar o fundo em trechos de asfalto irregular como quebra-molas. Em uma curva ou outra, uma raspadinha na pedaleira ou no escape é normal … hehehe.

No início, surgiu uma dúvida sobre a necessidade de instalar um comando avançado. Tenho 1.84m de altura e agora, posso afirmar que não vejo necessidade alguma em faze-lo.

Fiz uma viagem de 800 km até Prado na Bahia, ao fim do trajeto, estava muito bem-disposto e somente o desgaste natural da viagem fazia a diferença, nada que possa ser atribuído à posição de pilotagem.

Honda Shadow 750
Honda Shadow 750 | Prado moto rock 2020

Apesar de muito confortável, pretendo substituir o banco original por um confort, instalar um guidão SS(seca sovaco), e é claro, colocar alforjes laterais para auxiliar no transporte de bagagem.

Alterações feitas até agora:

Instalação do escape esportivo JJ, filtro de ar esportivo para compensar a vazão de ar, instalação do protetor de radiador e o sissy bar.

Quanto ao escape esportivo:

Bem no início, a motocicleta respondia normalmente, porém, em pouco tempo notei uma diminuição de potência e aumento no consumo, no entanto, após alguma pesquisa percebi que poderia ser devido a alteração no sistema causada pelo escape, da mesma forma, uma solução possível seria a instalação de um filtro de ar esportivo para aumentar a entrada de ar. Como resultado, a instalação do filtro esportivo resolveu o problema.

Honda Shadow 750
“Roxanne” de visual novo

Honda shadow 750 carburada | Consumo

O consumo de combustível gira em torno de 22-25 Km/L na estrada, andando extremamente suave e sem garupa. Na cidade, o consumo cai para 17-19 Km/L, nas mesmas condições de pilotagem.

Posso afirmar que estou muito feliz com a escolha que fiz. Nenhuma moto é perfeita, todas apresentam alguma peculiaridade em relação a mecânica, consumo, ciclística ou qualquer outra coisa que a torna única. Para resumir, aquele detalhe irrelevante diante do olhar apaixonado do proprietário.

Meu nome é Carlos Eduardo, sou desenvolvedor e administrador do site Rotanianos do Asfalto, tenho 41 anos de idade e sou um “Feliz proprietário de uma Honda Shadow 750”.

Eu & Roxanne na estrada
Eu & Roxanne, retornando de Prado, passando pelo ES

Honda Shadow 750 | Ficha técnica

  • Comprimento total: 2 503mm;
  • Largura total: 942mm;
  • Distância entre eixos: 1 639mm;
  • Altura mínima do solo: 130mm;
  • Peso:255kg;
  • Medida do pneu dianteiro: 120/90-17M/C 64S;
  • Medida do pneu traseiro: 160/80-15M/C 74S;
  • Capacidade do tanque de combustível: 14,3 litros;
  • Cilindrada: 745 cm3;

Peças compatíveis

obs: informações obtidas por terceiros. NÃO CONFIRMADAS

  • Bucha do amortecedor traseiro: CG Titan 150 (desbastar um pouco a parte externa);
  • Pneu dianteiro: traseiro da Falcon;
  • Relé de partida da CB300;
  • Cabo de embreagem da Tornado ( mudar a passagem por trás da mesa);
  • Filtro de óleo: Hornet, 2009 acima ( FRAM PH6017A); (confirmado)
  • Pastilha de freio: Hornet traseira, CBR 450;
  • Caixa de direção: CB300;
  • Reparo da torneira de combustível(diafrágma): CBR450, CB500, CBX750;
  • Velas: Titan 125;
  • Disco de embreagem: Falcon(tem que comprar dois jogos);
  • Anel de vedação do escapamento: Twister; (confirmado)

Obs: As informações foram obtidas na internet. Não nos responsabilizamos por eventuais erros ou danos. Sempre verifique a compatibilidade das peças antes de instalar.