Honda Shadow 600 | Opinião de proprietário

Apresentação

Meu nome é Marco Aurélio, Professor, Engenheiro Mecânico, 42 anos, habilitado há 18 anos, motociclista desde sempre e agora proprietário de uma Honda Shadow Vt600.

Meu padrinho, que é ex-piloto do circuito mineiro de motocross, me repassava as “árduas” tarefas de auxiliá-lo na limpeza e manutenção de suas motocicletas aos finais de semana onde morávamos. Nesta época maravilhosa, eu possuía 10 anos de idade e foi a infância perfeita, pois como todos sabem, quando somos crianças, “nossos poros tem uma dilatação superior e foi por onde a gasolina penetrou em minha corrente sanguínea” e nunca mais a deixei sair.

Compartilho com vocês à partir de agora, irmãos motociclistas, algumas impressões iniciais que tive sobre minha última aquisição, uma Honda Shadow VT 600 cc 1998.

Já tive o prazer de possuir algumas motocicletas ao longo de meu caminho e que me trouxeram muita satisfação, aventuras diversas, desafios e alguma experiência mecânica, pois estamos em constante aprendizado.

Primeiras impressões sobre a Shadow Vt600

“Korea” em sua Shadow Vt600

Adquiri há três meses esta Shadow Vt600 (583cm³), uma motocicleta com 22 anos de fabricação e impressionantes 35.000km originais. A mesma me permitiu ser seu terceiro proprietário e lhe dar a devida atenção que em minha humilde opinião não foi muito aplicada ao longo de sua jornada estradeira, enfim.

A Shadow 600 é uma motocicleta custom, de pilotagem extremamente confortável, possui uma boa ciclística e apesar de seus 200kg se mostra dócil em seu ambiente natural, a estrada.

Sua manutenção tem um preço condizente ao tipo de motocicleta, porém requer uma condição preventiva por questões da dificuldade de serem encontradas peças de reposição em concessionárias autorizadas e principalmente por questões de segurança, pois nossas vidas estão e sempre estarão em primeiro lugar.

Aspéctos técnicos

Possui uma média de 140 mm (14 centímetros) em relação ao solo, com isto uma de minhas recomendações seria a imediata instalação de um protetor de cárter (peito de aço) a fim de se evitar quaisquer colisões que possam danificar a parte inferior de seu bloco ou tampas de motor. Seria plausível também a instalação de um protetor de radiador, pois evitam-se colisões desnecessárias em sua colméia e posteriores vazamentos do líquido de arrefecimento.

Com relação ao óleo de suas suspensões dianteiras, devemos realizar a observância de sua correta viscosidade e quantidade aplicada (449 cm³) em cada lado, pois caso diferente do especificado, surgirão problemas em seus retentores internos, peças internas e guarnições exteriores (guarda-pós), além de mudanças em sua dirigibilidade.

Possui flexíveis de fácil manutenção, tanto de aceleração, tacômetro e embreagem, interessante serem lubrificados à cada três meses e seus sinalizadores luminosos também são de fácil acesso contando com fácil regulagem e substituição em caso de falha. Lâmpadas são facilmente encontradas em comércios específicos e com um preço simpático.

Algumas dicas de manutenção preventiva Shadow Vt600

Local de “meditação”

É sempre bom darmos atenção especial aos fluidos de trabalho da motocicleta:

O fluido de arrefecimento deve possuir boa qualidade e procedência, além de estar em seu nível correto pois é primordial para a manutenção da vida útil de seu coração, o motor. Já o fluido de freio, seria interessante trabalhar com uma numeração superior ao DOT 4, pois como é um veículo com massa acentuada (peso), necessita estar em totais condições de excelência de frenagem, neste caso, sugiro uma especificação superior à original por possuir características de ebulição maiores e diferenciação em seu ciclo efetivo e vida útil.

A bomba de combustível funciona através de pulsos elétricos para envio do combustível aos 2 carburadores e é necessário realizar inspeções periódicas para avaliação de possíveis vazamentos de gasolina, evitando-se transtornos futuros ou mesmo acidentes. Não aconselho a retirada da mesma para deixar o funcionamento dos carburadores por gravidade e (efeito Venturi), pois a probabilidade da ocorrência de “calço hidráulico” é muito grande. O calço hidráulico nesta motocicleta acontece quando devido à desgastes naturais do sistema de alimentação e sem uma bomba de combustível para reter sua vazão, a gasolina em excesso desce para as câmaras de combustão e com a partida elétrica ocasiona-se grande explosão nas mesmas ocorrendo empenos no sistema de comando, hastes de válvulas e até mesmo quebra de rolamentos internos, bielas ou do próprio eixo virabrequim.

Shadow Vt 600 | Carburador

Os carburadores da Shadow Vt600 devem ser totalmente desmontados, observando um cronograma de manutenções preventivas, posteriormente limpos, secos, remontados, regulados e equalizados, para extração total da potência ofertada por esse método de injeção de combustível ao sistema.

Verifique também com certo afinco os conectores do regulador retificador de voltagem para um funcionamento pleno e eficaz do sistema elétrico da motocicleta, em caso de dúvidas, utilize um voltímetro e consulte tabelas de tolerância desta peça, para verificação de sua funcionalidade total, além da verificação dos chicotes elétricos primário e secundário.

Indica-se a desmontagem de balança traseira e rolamentos de rodas para aferição de suas condições de serviço e segurança, assim como a verificação do estado das pastilhas de freio dianteiro e lonas de freio traseiro, estas são facilmente encontradas em nosso mercado brasileiro de peças para motocicletas, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais.

Velas de ignição

São duas por cilindro, devem ser substituídas à cada 20.000km no máximo, para otimização da queima de combustível, juntamente com a limpeza ou substituição do filtro de ar (elemento filtrante), onde há a possibilidade da troca do mesmo por um elemento lavável. É um investimento à médio e longo prazo, mas compensa, pense nisso.

Retornando ao motor, o coração de nossa guerreira, utilize um óleo de boa qualidade, seguindo os parâmetros especificados pela fabricante (SAE 20W 50) e na quantidade correta, (2,100L) na simples drenagem e (2,250 L) na substituição do filtro de óleo, sendo indicada a substituição do filtro de óleo à cada troca de óleo. Com relação ao elemento filtrante de óleo (filtro de óleo), podem-se utilizar peças com dimensionamentos semelhantes aos constantes no manual do proprietário (peças compatíveis), pois o valor da peça original oriunda de concessionária autorizada possui um elevado valor financeiro.

Para finalizar, aconselho também atenção especial à autonomia da Shadow Vt600, pois seu tanque de combustível possui capacidade “somente” para 11 litros de gasolina, inclusos os 2,9 litros no modo reserva, afinal de contas como a mesma não possui marcador de nível externo, não podemos correr o risco de sofrermos uma pane seca logo quando estaremos realizando nossa “MOTOTERAPIA” semanal ou mesmo diária e também a ocorrência da falha (queima) da bomba de combustível citada anteriormente, pois é um item crítico deste modelo de moto.

Honda Shadow Vt 600 1998

Fico muito lisonjeado e satisfeito por poder compartilhar com os irmãos, minhas impressões, algumas singularidades desta motocicleta e algumas diretrizes de manutenção.

Grande abraço.

Bons ventos à todos.