Origem dos primeiros MC’s 1%


A origem dos primeiros motoclubes 1% está diretamente relacionado com a instituição AMA.

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que AMA surgiu como uma divisão da M & ATA, na verdade, atuava controlando os registros e atividades esportivas dos motociclistas e clubes associados.

A existência de qualquer moto clube nunca esteve condicionadao a autorização ou reconhecimento da AMA, mesmo porquê, já existiam vários MC’s. Ela apenas organizava e promovia eventos esportivos, competições disputadas por motociclistas, em sua maioria integrantes de algum MC, associados ou não a ela.

Um desses eventos ficou marcado na história do motociclismo e ganhou notoriedade mundial.

Ainda hoje, o assunto 1% assombra o ambiente do motociclismo e motoclubismo.

A narrativa que prevalece, coloca a AMA como responsável pela famosa declaração do 1%, mas, ela condiz com o que ocorreu de fato?

Alguns sites americanos levantam duvidas sobre a famosa foto em que um motociclista, Eddie Davenport, aparece em uma motocicleta, rodeado de garrafas vazias e segurando uma em cada mão.

Ou seja, muitos questionam a real circunstância em que esta foto foi tirada, além do contexto sensacionalista em que foi inserida. De fato alguns indícios levam a crer que não se tratava de um momento expontâneo.

Em Hollister – Califórnia, 4 de julho de 1947, o conceito de marginalidade e impureza dos motociclistas se concretizou.

Sam Francisco Chronicle | a origem dos primeiros motoclubes 1%

Um periódico, Sam Francisco Chronicle, em tom sensacionalista e apelativo, publicou a imagem de um motociclista, aparentemente bêbado, tentando manter-se equilibrado em uma Harley-Davidson e cercado por garrafas de cerveja.

Esse jornal foi ao extremo quando generalizou afirmando que “motociclistas realizavam competições em todas as ruas e entravam com suas motocicletas dentro de bares e restaurantes”.

Por fim, a matéria em tom preconceituoso e machista, espalhava o texto que as mulheres garupas dos motociclistas, não eram o exemplo de “senhoritas americanas”.

Assumiram o título | a origem dos primeiros motoclubes 1%

Nesse meio tempo, surgiram os “motoclubes 1%” (os bastardos). Eles emergem em uma escala nacional tendo como suporte o surgimento dos Outlaw Motorcycle Clubs, já mencionado. Esses motoclubes estabeleciam limites geográficos ao qual cada Outlaw MC teria seu domínio.

Para concretizar o seu surgimento, os clubes bad boys dominantes da época foram além. Após a declaração da AMA (de que os motociclistas arruaceiros eram apenas 1%), estes tomaram para si a responsabilidade de fazer parte daquele 1% que foi apontado em Hollister.

Esses Outlaw Motorcycle Clubs eram identificados por meio de um emblema em forma de diamante com a inscrição “1%”.

Um dado relevante: em 2018, o Outlaws MC era considerado um dos maiores Motoclubes do mundo que persistem até hoje desde sua criação.

A AMA vivenciou um período pesado, e denunciou esses “arruaceiros”, apontando-os como culpados pelo incidente, tentando demonstrar à sociedade que o mau ato de um grupo não poderia generalizar o comportamento de todos.

Enquanto os motociclistas comuns, os civis, os god boys , e as moto-organizações estavam procurando se distanciarem do ocorrido em Hollister, clubes como o Boozefighters buscaram se enquadrar a ele. Uma pena!

O evento de Hollister em 1947, portanto, era o que faltava para a consolidação dos motoclubes “bad boys” não afiliados à AMA e consolidou a origem dos primeiros motoclubes 1%.

Algumas produções cinematográficas de Hollywood, ajudaram a criar e incentivar verdadeiros desordeiros sobre duas rodas, a montarem motoclubes em forma de gangues. Em síntese, a década de 1950 ficou conhecida como a “página negra na história do motociclismo” por causa deste fato.

O Glamour | a origem dos primeiros motoclubes 1%

Em fim, na década de 1960, as motocicletas voltaram a aparecer nas telas de Hollywood, com filmes com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen, como protagonistas. Um exemplo são as películas “A Grande Fuga”, uma série de filmes que chegou ao seu auge com o longa-metragem “Easy Riders”, estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper.

A mudança da imagem do motociclista “bad boy” se deu com o início da fase romântica hollywoodiana, que se estendeu até o final da década de 1970. Dessa forma, este período colou o motociclista como ícone de liberdade e resistência ao Sistema.