O deslocamento de várias motocicletas em comboio, pode se tornar confuso e até arriscado. Ao longo do tempo alguns costumes foram adotados para minimizar os riscos e tornar o deslocamento mais organizado e agradável.
Em perímetro urbano ou em estradas é necessário que haja uma disciplina e comportamento comum e coordenado para evitar acidentes e facilitar a comunicação.
Cada grupo pode adaptar os sinais que melhor atendem. Neste caso, quero apresentar o básico, ao menos em território nacional.
FORMAÇÕES:
Grid, Zig zag ou Serrote –
Motociclistas intercalados dentro da faixa de rolagem mantendo distância mínima de segurança do piloto a sua frente. Desloca-se prioritariamente do lado oposto para evitar acidente em caso de frenagem e para ter melhor visão da estrada a sua frente.
Geralmente em deslocamentos urbanos ou em baixas velocidades.
Fila indiana ou Fila única –
Em linha, cada motociclista segue imediatamente após o que está a sua frente, aumentando a distância de segurança para garantir um tempo de reação razoável.
Adotada geralmente em deslocamentos rodoviários ou em condições de velocidades mais elevadas. Muitas vezes ocorre naturalmente devido à necessidade de maior espaço para frenagem e em consequência da diminuição do tempo de reação.
FUNÇOES:
Duas funções básicas compõe o comboio para uma boa organização.
Líder – Motociclista deve ser experiente, possuir um bom conhecimento da estrada e trajeto a ser percorrido. Dita a velocidade e observa os obstáculos e perigos da estrada executando os gestos de sinalização aos demais.
Ferrolho – Segue ao final do comboio, deve ser experiente e possuir motocicleta de melhor desempenho. Observa o bom desempenho durante o trajeto, atentando para que não ocorra distanciamento demasiado entre os integrantes do comboio e evitando que condutores indesejados se integrem ao grupo.
Ajuda a cumprir o que foi acordado para o trajeto.
Obs: Os novatos/convidados, devem, sempre que possível, deslocar entre motociclistas com mais experiência dentro do comboio, que não estejam exercendo função.
Sinais utilizados no deslocamento em comboio
Atenção
Mão espalmada para cima
Chama a atenção do grupo para possível perigo ou para algum comando ao grupo.
Pare
Punho fechado para cima
Indicação que o grupo deve parar.
Obs. Não é demais lembrar que não se deve parar na via, utilizando-se para isso do acostamento.
Indicação
Dedo indicador esticado
Aponta para o objetivo a ser observado.
Quando direto para cima indica chuva a frente.
Para as laterais direita ou esquerda, indica a existência de radar.
Perigo na estrada
Perna esticada indicando o lado
Avisa ao próximo piloto sobre a existência de algum obstáculo na pista que represente algum risco, seja: buraco, irregularidade, areia ou mesmo lombadas.
Obs: Deve-se evitar retirar ambos os pés do apoio(pedaleira). Isso pode comprometer o equilíbrio do piloto.
Este é o básico que se deve saber para deslocamento em grupo, reconhecido em quase todas as localidades do mundo. Muitos outros são utilizados por diversos grupos, alguns ganham um significado específico. Antes de cada deslocamento é aconselhável que se combine algumas regras e condutas de deslocamento, que podem ser alteradas conforme a necessidade do trajeto.